terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Diferenças





Esperar por algo e não ser correspondido
gera frustração.



Somos tão diferentes uns dos outros, que bom!
Já pensou se fossemos todos iguais? chato seria!


Somos tão diferentes e quando encontramos alguém que se parece com a gente ficamos contentes, mas lidamos constantemente com as diferenças.

Deveríamos tentar compreender que cada pessoa tem o seu devido tempo, seu modo de ser, mas invadimos constantemente o espaço das mesmas por não entender ou não querer entender o que se passa antes de tirar conclusões. Derrepente não temos a resposta na hora e vem aquela decepção.

Somos egoístas por natureza e queremos que as pessoas sintam os nossos medos, os nossos problemas e tenham as mesmas sensações de sofrimento ou de alegria.

Cada pessoa é única.


Eu posso exemplificar algumas situações que ocorrem no nosso dia-a-dia:


1-   Fulano é tão diferente de mim, não temos nada haver um com o outro.

O fato de estar com uma pessoa diferente, não é por acaso. Talvez essa diferença é o que faltava e a atraiu inconscientemente. Aí entra as contradições. Pessoas diferentes não podem dar certo, mas será que aquela pessoa tão parecida com você também não seria da mesma maneira, isso é tão relativo e tão pessoal que indiscutivelmente não dá pra chegar a uma conclusão. E pra você os opostos se atraem?


2-  Outra situação é esperar muito de alguém e não ser correspondido, como me referi no início do texto.

O tempo do outro não é o mesmo que o seu, não conseguimos entender e queremos resposta imediata. Cada pessoa reage de uma maneira e quando esperamos e as coisas não acontecem bate o constrangimento.

Se conseguíssemos olhar com os olhos do coração e entender por que fulano é assim e assado, tudo seria mais fácil, mas não temos paciência e acabamos por estragar tudo.

Quando deixamos de tomar iniciativas e ficamos na espera de que fulano venha e pergunte: Ciclana o que está acontecendo? Vamos conversar e tal… deixamos passar oportunidades que deveriam ser esclarecidas.

Na medida que o tempo vai passando a própria pessoa perceberá o grau da sua evolução como ser humano.

Espera aí! Não estou pedindo para você ser um anjinho, nada disso! Cada caso é um caso e você deve analisar se deve ou não se comportar assim.

Ao quebrar barreiras, você não vai estar entregando os pontos e sim mostrar o seu auto-conhecimento, seu amadurecimento.

Quando a gente dá murro em ponta de faca, acaba por sair machucado e não chega a lugar nenhum.


3-  Outra situação é não saber respeitar e tentar passar por cima do tempo do outro. Aí você extrapola tudo e põe tudo a perder.

Quem gosta de ser apontado pelos defeitos, de ouvir a verdade? E quando isso acontece meio que nos afastamos por orgulho próprio e pela imagem distorcida.

Aí é que entra as diferenças. Se pudessemos parar para pensar o porquê do outro ter falado isso ao seu respeito já é meio caminho para não sentir raiva ou coisa parecida.

As pessoas quando estão de fora consegue visualizar melhor a nossa maneira de ser e de agir e consequentemente quando ouvimos e recebemos as críticas com o coração aberto é gratificante para avaliarmos e tentarmos mudar o que está errado.

Uma vez eu li isso e nunca me esqueci:  conselho a gente só pode dar em duas situações: quando a pessoa pede e numa situação de vida e morte” , contrário nunca dê conselhos, você vai passar a ser o bicho papão da história.

Não devemos ter medo ou vergonha de pedir um conselho ou uma palavra amiga.

Quebrar paradigmas e não se preocupar com velhos conceitos é acima de tudo necessário para obter uma qualidade de vida melhor, com menos stress.

E por fim, não se preocupar com pequenas coisas não vai te fazer uma pessoa fraca, pelo contrário, vai te fazer uma pessoa ainda melhor.

(By Luciana Façanha)





2 comentários:

  1. realmente se fossemos todos iguais seria tudo muito chato.
    Somos diferentes e temos q aprender a lidar c as diferenças alheias, assim não esperamos mais do q o outro possa nos dar!
    Bjs

    ResponderExcluir