quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Aparência x essência




"Viver em sociedade é um desafio porque às vezes ficamos presos a determinadas normas que nos obrigam a seguir regras limitadoras do nosso ser ou do nosso não-ser...

Quero dizer com isso que nós temos, no mínimo, duas personalidades: a objetiva, que todos ao nosso redor conhece; e a subjetiva... Em alguns momentos, esta se mostra tão misteriosa que se perguntarmos - Quem somos? Não saberemos dizer ao certo!!!

Agora de uma coisa eu tenho certeza: sempre devemos ser autênticos, as pessoas precisam nos aceitar pelo que somos e não pelo que parecemos ser... Aqui reside o eterno conflito da aparência x essência. E você... O que pensa disso?

Que desafio, hein?".

"... Nunca sofra por não ser uma coisa ou por sê-la..." (Clarice Lispector).


Bibliografia:
Lispector, Clarice. Perto do coração selvagem . p.55 - Editora Rocco. 1944.

8 comentários:

  1. Olá, é a primeira vez que passo por aqui, e olha que sua matéria tem tudo haver com o que estou passando nesse momento de minha vida, meus medos e minha insegurança me bloqueiam pra correr atras dos meus sonhos, que alias faz tempo que estão guardadinhos, e vivo me achando incapaz de fazer isso ou aquilo, e vivo dependente da familia, amigos e namorado, esse namorado resolveu jogar no tudo no ventilador sobre minha dependência geral incluindo a financeira, mas decidi que não vou me lamentar, e nem me sentir inferior, vou buscar o que me agrada, só é difícil começar, pq pra mim p difícil e acreditar em mim e isso me frustra muito.

    ResponderExcluir
  2. aceitar-se, isso é o principio de tudo!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog.
    Sabe aquela sensação de que a grama do vizinho é sempre mais verde. Pois é, pura ilusão.
    Temos que ser nós mesmos e não o que esperam que sejamos. Frustrações, conquistas, derrotas ou vitorias fazem parte da vida! Para todas as situações haverá sempre um aprendizado.
    Mary

    ResponderExcluir
  4. Resp. para anônimo.
    Não deixe que o medo, insegurança bloqueie o que você tem de melhor... a capacidade de ir adiante. Não pare! Vá a luta e não deixe os seus sonhos aprisionatos. Crie metas, coloque-as em um papel tudo que deseja para 2011 e vá agindo e acreditando que você é capaz.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Resp. para so sad
    Com certeza, a aceitação é tudo!
    Seja bem vinda ao blog.

    ResponderExcluir
  6. Resp. para anônimo 2
    Aceitar a si mesmo é o mínimo.

    ResponderExcluir
  7. Lú, vivi muito tempo sem saber quem eu era e escondendo a realidade de mim. Sempre fui a gordinha do rosto bonito! Cansada de sofrer por conta disso e outras coisas resolvi me conhecer melhor. Estou nesta busca de me conhecer e estou fascinadaa cmg msm. A busca eu comecei pelo blog que tem me mostrado muitas coisas boas e com isso tenho me aceitado bastante. E qt a ser gosrinha eu cansei, agora estou fazendo uma reeducação alimentar com uma amiga que é nutricionista e está me acompanhando. Alias eu estou adorando isso tudo, essa nova fase!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Resp. Borboleta no casulo
    Parabéns pela nova fase, continue sempre se autoestimando, isso é prova viva de quanto você se admira.

    ResponderExcluir